Thank God it’s Friday – Hoegaarden

Existem diversas escolas cervejeiras, cada uma com suas próprias características. A alemã, por exemplo, prima pelo purismo nos meios de produção. Graças à sua Lei de Pureza, de 1516 (a Reinheitsgebot), nenhuma cerveja pode conter qualquer ingrediente que não seja malte de cevada, água e lúpulo. Na época de sua promulgação não se conheciam as leveduras. Muito tempo depois é que passou-se a admitir outros maltes, como o de trigo (típico das weizenbiers) e outros adjuntos a cervejas de alta fermentação (ales). Nas de baixa fermentação (lagers), só aquilo que a lei prevê mesmo. Outras escolas, como a inglesa, admitem um maior uso de adjuntos para uma maior variedade de sabores e aromas. Mas a escola que leva a criatividade, inclusive no uso de ingredientes diferentes, às últimas consequências é a belga.

Pra começar os mosteiros onde se produzem cervejas de abadia e trapistas sequer levam em consideração o conceito de “estilo” de cerveja. O uso de processos e ingredientes leva à criação de cervejas únicas, exclusivas, cheias de personalidade.

Mas dá para se dizer que existe sim estilos de cerveja tipicamente belgas. A witbier é um deles. Witbier, em holandês, significa “cerveja branca”. Weissbier, em alemão, significa também “cerveja branca”. E há similaridades entre ambos os estilos, pois ambos são feitos com malte de trigo.Mas os belgas, bem… eles acrescentaram um toque a mais de inventividade na receita, acrescentando sementes de coentro e raspas de laranja no líquido.

Isto faz da Hoegaarden uma cerveja de personalidade única, pois é altamente refrescante, como as weiss alemãs, mas com um aroma bastante distinto. Desaparece o aroma de banana, característico da weiss e entra o aroma cítrico, de laranja. Mas o aroma não se restringe ao cítrico, pois as leveduras belgas deixam sua marca tanto no aroma quanto no sabor. Sua coloração é amarelo palha, bem claro e o creme branco, abundante e de longa duração coroa o serviço dessa excelente cerveja. E o melhor é que por ser importada em larga escala, tem preço bastante acessível.

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