A maior banda de rock do mundo

Não. Este epíteto nunca foi utilizado para qualificar o The Police. Mas não seria nenhum absurdo se fosse. Primeiro, porque todos eles eram músicos virtuosos. Na época em que a simplicidade do punk e da new wave combatiam os excessos virtuosísticos, operísticos e pseudo-eruditos de um rock progressivo já em estado de decomposição, os três rapazes eram quase que uma exceção á regra, pois sabiam tocar e muito. Em segundo lugar, porque eles venderam milhões e milhões, chegando no ano de 1984 a serem realmente a mais popular banda de rock de então, antes da ascensão do U2 ao posto (assumido em 1987 com Joshua Tree). Por fim porque… ora, porque a música deles era simplesmente sensacional.

Melodias pop extremamente bem executadas. Reggae, rock, ska, um toquezinho de funk aqui e acolá, sofisticado (os três eram músicos com formação jazzística) mas sem soar pretensioso. Dançante. Enfim… Eu tive minha chance na turnê de reunião em 2008. Mas não deu. Assisti pela televisão mesmo. E digo, melhor seria se nem tivesse, pois basta a memória das melhores músicas compostas no final dos anos 70 e início dos 80.

Message in a Bottle

Don’t stand so close to me

Roxane

Walking on the moon

Every breath you take

I can’t stand losing you

De do do do de da da da

Every little thing she does is magic

Anúncios

2 Respostas para “A maior banda de rock do mundo

  1. De fato, o título é exagerado. Talvez , a la Titãs, a maior-banda-de-todos-os-tempos-do-fim-dos- 70-e-primeira-metade-dos-80.

    No rock-Brasil oitentista, quase todo mundo tirou a sua casquinha. Lulu Santos, Herva Doce, Paralamas. Estes invadiram outras praias, mas João Barone é filho espiritual de Stewart Copeland.

    Sonzaço. Ainda ouço com freqüência. “Every Little Thing…” e “Spirit in the Material World”, entre outras, não te liberam pra nada.

    • Fabio Martelozzo Mendes

      Ah sim, o epíteto agora ficou perfeito. Mas fala a verdade, os três músicos são excelentes. E à medida em que o tempo passava, as canções ficavam cada vez mais elaboradas, passando do skazinho maneiro pra curtir (Roxane, Every little thing) para umas músicas bem complexas, com letras e música muito bem feitas (Synchronicity).

      Tivessem tido mais tempo, olha, U2 não chegaria perto do trono de “maior banda de rock”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s