Thank God it’s Friday – Murphy’s Irish Stout

A cerveja Guinness goza de um status quase mítico no mundo das cervejas. Ela é praticamente, junto com a cor verde, o trevo, a religião católica e a língua celta, um fator de identidade nacional da Irlanda. Então, desviar-se da aura de ortodoxia quase religiosa que envolve a Guinness equivale quase à heresia.

Pois bem. Herege sou.

Provei recentemente a Murphy’s Irish Stout, uma das cinco marcas importadas pela Heineken, que recentemente adquiriu a FEMSA.

A Murphy’s é uma dry stout, como sua colega Guinness Draft, também “turbinada” por uma bolinha de nitrogênio que confere a textura e a cremosidade de uma cerveja “on tap” à latinha (mas que nos obriga a consumí-la em copo, e não direto da lata – o que aliás é preferível). Sua aparência é muito semelhante à da Guinness, um preto quase absoluto com um lindo creme bege no topo.

A cerveja tem um leve amargor e leve sabor tostado. Menos pronunciados que na sua parceira irlandesa. Tem um aroma bastante agradável e levemente adocicado, com notas torradas. Contém 4º de graduação alcoólica e é, embora menos encorpada que a Guinness, bastante saborosa, bem apropriada para servir como aquele chopinho casual após um longo dia de trabalho.

A algum tempo existia no Brasil a Beamish, outra famosa Irish Stout, mas que infelizmente teve sua distribuição descontinuada no Brasil. Porém os dois exemplares restantes representam muito bem seu estilo aqui em Pindorama.

Anúncios

Uma resposta para “Thank God it’s Friday – Murphy’s Irish Stout

  1. Assino embaixo! Em Blumenau/SC não temos que se dispõe a servir esta cerveja, mas encontro no Supermercado Angeloni.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s