Thank God it’s Friday – Erdinger Pikantus

A cerveja Erdinger tem um lugar especial na consolidação da cultura de cervejas gourmet no Brasil. Ela representa para as cervejas especiais mais ou menos aquilo que os vinhos alemães de garrafa azul representaram no mercado de vinhos no Brasil na década de 90: uma introdução, ainda que não fossem produtos de primeiríssima linha. A partir de então o Brasil se interessou, buscou e passou a consumir vinhos de qualidade e das mais diversas proveniências.

Com a Erdinger, trazida para o Brasil pela Bier Und Wein (que, não por coincidência, também importa vinhos alemães – seu nome significa Cerveja e Vinho nesta língua), aconteceu a mesma coisa. Foi a primeirona, numa época em que ao se falar em cerveja “premium” a única coisa que vinha à mente eram Bohemias, Originais e Serramaltes. Com o passar do tempo e com a sofisticação do mercado, graças ao acesso à informação e a um número cada vez maior de opções, a tradicional Weissbier passou a ser vista como uma cerveja inferior, sem tanto sabor e aromas como outras encontradas no mercado.

Não que a Weissbier fosse realmente uma cerveja de destaque. Mas no portfólio da cervejaria bávara, há a Urweisse, que é uma weiss mais de acordo com as características do estilo, com mais aroma e sabor, enquanto a tradicional ocupa um espaço dedicado a cervejas mais “leves” e menos encorpadas.

Mas uma grande cerveja da cervejaria de Erding é a Pikantus. A Pikantus é uma Weizembock (uma bock feita de trigo) com teor alcólico de 7,3º cujo sabor acompanha a potência. A cerveja tem coloração avermelhada escura, com uma espuma densa e duradoura no copo. O aroma é frutado, com leve torrefação, e o sabor é levemente picante com notas torradas, características das cervejas bocks. Embora não seja espetacular como sua irmã Schneider Aventinus, essa sim uma cerveja inesquecível e sensacional, se trata de uma opção de grande qualidade encontrável muito facilmente nos grandes supermercados, tão entulhados de porcarias Ambevianas.

Combina com o friozinho do inverno acompanhando carnes.

Anúncios

2 Respostas para “Thank God it’s Friday – Erdinger Pikantus

  1. Uma duvida: ela é tomada como uma weiss (colocar toda a cerveja no copo, etc e tal) ou é uma bock “normal” ?

  2. Fabio Martelozzo Mendes

    Como toda boa cerveja de trigo ela acumula sedimentos no fundo. Dá pra girar a garrafa para misturar o fermento e despejar tudo no copo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s