O Capote

Após longo e tenebroso inverno, voltei a uma das atividades que mais gosto e, proporcionalmente, menos faço: ir ao teatro.

Na verdade a história da minha ida a esta peça está ligada a uma disciplina opcional que escolhi na faculdade: introdução à literatura russa (???). Pois é. Numa conversa informal com um aluno aqui de onde trabalho descobri que o Teatro Popular do Sesi, aqui em SP, estava com a peça The Overcoat/O Capote, do Gecko Theatre Company, uma companhia internacional com atores do mundo todo sediada em Ipswich, Inglaterra. O projeto é um trabalho conjunto do Sesi com o British Council, que faz esse intercâmbio Brasil-Inglaterra de maneira bem interessante. A produção anterior havia sido Cymbeline, peça pouco conhecida de Shakespeare, encenada de maneira brilhante pela companhia Kneehigh Theatre em 2008. Excelente.

Mas, o que a introdução à literatura russa tem a ver com isso? Bem, uma das obras a serem estudadas neste semestre é justamente “O Capote“, de Nicolai Gogol. Conto que narra a história de Akaki, escriturário pobre atormentado pelos colegas pelo fato de ter um capote (peça importantíssima na gélida Rússia do século XIX) esfarrapado. Ao comprar um novo capote, vê a mudança de tratamento que recebe, que dura pouco tempo pois o tem roubado.

Temas completamente atuais como discriminação social, exploração do trabalho, ritmo maquinal e cronometrado são abordados na peça de maneira interessantíssima. Enquanto o Cymbeline da Kneehigh era falado em inglês, com legendas projetadas em português, o Capote do Gecko é falado em português (apenas o personagem principal), francês, inglês, espanhol, italiano, alemão e japonês, tudo ao mesmo tempo agora. E a narrativa é sustentada através do que o grupo chama de “teatro físico”.

Quem perdeu, perdeu.

Anúncios

2 Respostas para “O Capote

  1. Pingback: Romantismo à moda russa « Por quem os sinos dobram-blog de Fabio M

  2. Pingback: A piedade como protesto « Por quem os sinos dobram-blog de Fabio M

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s