O céu ou Liz Fraser

O Cocteau Twins surgiu no final dos anos 70 a reboque da efervescência punk/pós-punk que tomava de assalto o Reino Unido. Mas o que a princípio parecia mais um desdobramento da musicalidade de bandas como Siouxsie & The Banshees ou Joy Division acabou se expandindo e se sofisticando de uma maneira inigualável no cenário musical dos anos 80 e 90.

A banda (surgida na Escócia formada por Robin Guthrie, Will Regie – substituído posteriormente por Simon Raymonde, Elizabeth Fraser e uma bateria eletrônica) começou com uma música fortemente inspirada no punk, com guitarras distorcidas e microfonias, conforme registrado no álbum Garlands e no EP Lullabies viu seu som evoluir para uma série de camadas de guitarras, violões e efeitos sonoros, aliado ao vocal cada vez mais etéreo e initeligível de Liz.

Garlands (do álbum homônimo)

Wax and Wane – Garlands

Link para It’s All But An Ark Lark de Lullabies.

A segunda fase do grupo, mais etérea e climática, viu o lançamento de álbuns como Head Over Heels, Treasure, Victorialand (um álbum inteiramente acústico – contranstando com o som da banda fortemente calcado nos efeitos eletrônicos sobre a guitarra) e Blue Bell Knoll, além de um álbum em conjunto com o compositor de ambient music Harold Budd, The Moon and The Melodies e um sem número de EPs e singles.

Lorelei – Treasure

Aikea Guinea (do EP de mesmo nome)

Blue Bell Knoll

Por fim veio a última fase, com os álbuns Heaven or Las Vegas, Four-Calendar Café e Milk and Kisses, menos experimental, mais simplificada e mais pop.

Iceblink Luck – Heaven or Las Vegas

Evangeline – Four-Calendar Café

Link para Violaine, do álbum Milk and Kisses.


Em 1991 o Cocteau Twins tocou no Brasil, em São Paulo no já desativado Projeto SP, na turnê do álbum Heaven or Las Vegas. E eu estive lá. Em 1997 a banda se desfaz, deixando para trás uma longa discografia e um vácuo que nenhum outro artista foi capaz de ocupar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s