Outros Tiros

Vocês já devem ter percebido a imagem ao lado, atualmente a que tem um jumento com chapeuzinho de Papai Noel, né? Pois é. É uma parceria do meu blog com o site Os Viralata. Os Viralata é um site de venda de literatura independente. Não é uma editora. É um site de vendas. E é de literatura independente. Isto é, o cara (o autor) financia de seu próprio bolso uma tiragem de seu livro e o site vende. Dá lucro? Sei lá. Mas pra quem tem talento (ou acha que tem) e não encontra espaço, nossa época de tecnologias cada vez mais acessíveis permite que, com um esforço pessoal não necessariamente sobrenatural, consiga se fazer ouvir em um mercado consumidor capaz de absorver essa produção. O site inclusive ensina como publicar, imprimir, registrar, produzir a capa e tudo. Quem não tiver a manha de fazer por conta própria pode contratar o site, que pertence a um produtor gráfico, para fazer o trabalho sujo por ele. Ou então, pode produzir o livro como e-book, o que facilita a distribuição e barateia os custos.

E como o site é independente, os autores são independentes (Os Viralata não aceita vender livros produzidos por editoras, por menor que sejam, apenas livros produzidos por autores, por conta própria), a divulgação também é independente. O dono do site, o Albano Martins Ribeiro, pede que blogs coloquem seu banner com link para o site dOs Viralata e em troca o blogueiro recebe um livro de presente. Um jabazinho básico…

E o livro que eu recebi de presente foi Outros Tiros – Contos e Mentiras de Matos Mangusto.

Embora a categoria da obra seja a de “contos”, difícil classificar o que Matos Mangusto escreve na mesma categoria do que  comumente conhecemos por “conto”. Afinal, um conto varia de uma a cerca de quarenta páginas. A concisão de Mangusto lhe permitiu escrever micro contos de uma a três linhas. E não há nada que seja mais extenso que duas páginas.

Se na pós-modernidade a fronteira dos gêneros começou a ser cada vez menos definida, a dificuldade em classificar o que Mangusto escreve é compreensível. Varia do aforismo à crônica. Um dos exemplos de micro-conto é o que está na página 32

“Soturno

Um sorriso poderia ter mudado tudo, mas agora é tarde.”

Enfim… certamente algo que não se encontra facilmente nas prateleiras de auto-ajuda, de romance de vampiros ou de história com cachorrinhos ou gatinhos. Mas que também vale a pena.

Outros autores que comercializam seus livros pelos Viralata são os blogueiros Alex Castro, que tem seu romance “Mulher de um homem só” vendido pelo site e Luiz Biajoni, que tem três livros já publicados e comercializados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s