Thank God its Friday – Melograno Uno

O blogueiro e gastrônomo, especialista em cervejas, Edu Passarelli prestou durante vários anos um excelente serviço à cultura cervejeira brasileira. Afinal, com um imenso mercado subaproveitado e sendo mal tratado ora à base de cervejas industriais de má qualidade, cheias de arroz, milho e outros cereais menos nobres na sua composição, ora com cervejas ditas “premium” cujo sabor sequer de longe se parece com uma cerveja de qualidade, a carência por informações e referências era imensa.

Isso aliado a um grande número de pequenas cervejarias lançando suas boas produções e pequenas importadoras trazendo bons rótulos propiciou um “boom” no mercado, com várias pessoas se interessando por sair do lugar comum e buscar novos sabores no mercado.

Mas, eu disse “prestou” um bom serviço, e não “presta”? Por que? Bem… o Edu lançou-se em um outro empreendimento, também muito útil para promoção da cultura cervejeira. Além de ter se tornado praticamente uma referência sobre cervejas especiais, o que gerou um sem número de convites para programas de rádio, tv, revistas, jornais e outros veículos, o Edu abriu o Melograno – Forneria e Empório de Cervejas.  Mas desde que passou a se dedicar a seu restaurante e a outras investidas midiáticas, o blog não é mais atualizado com tantas degustações, receitas e novidades como antes. Fazer o que… não há tempo para tudo 🙂 Voltando ao Melograno. É um simpaticíssimo restaurante na Vila Madalena cujo diferencial, além dos belos sanduíches feitos com massa de pizza assados no forno a lenha, é sua extensa e didática carta de cervejas.

Não é a maior (perde em número de rótulos para a quase enciclopédica carta do FrangÓ) mas é a melhor justamente por ser didática. Explica cada estilo e sugere “harmonizações”, combinações de comida e cerveja que realçam o sabor de ambos (harmonização é um conceito bastante caro aos interessados em vinho, mas bastante recente aos interessados em cerveja).

Pois ao completar um ano de atividade o Melograno presenteou seus clientes com um novo produto: a cerveja Melograno Uno.

Melograno, em italiano, significa romã, nome dado graças a uma bela romãzeira localizada nos fundos do restaurante, no ambiente a céu aberto. Para homenagear a casa e a fruta, o Edu juntamente com o Alexandre Bazzo, da Cervejaria Bamberg, desenvolveram essa deliciosa ale feita com fermentos belgas e romã. Os fermentos propiciam o característico aroma das ales belgas, e a romã confere à cerveja um toque cítrico bastante pronunciado, com o sabor da fruta bastante presente, inclusive com o azedume que marca seu sabor.

Porém é uma cerveja fácil de beber. Tem 6,6º de álcool e é bastante refrescante, apropriado a esta época do ano. A cor é vermelho-amarronzada e tem espuma de baixa duração.

A questão é que é uma cerveja especial para o restaurante, sendo o Melograno o único lugar onde  é possível comprá-la. E é uma cerveja sazonal. Aliás, talvez seja uma produção única (ou seja, acabou, bau bau…). Vale a visita e vale provar a cria da casa.

Anúncios

2 Respostas para “Thank God its Friday – Melograno Uno

  1. Bom, cá de longe, não indo trabalhar hoje, pedi ao meu irmão que reservasse para mim umas Eisenbahn (é o lançament0 do livro dele). Beberei também em homenagem ao seu amigo, ao restaurante e à cerveja dele.

  2. Fabio Martelozzo Mendes

    Parabéns pelo livro do seu irmão. E a Eisenbahn é perfeita para esse tipo de comemoração. São excelentes pedidas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s