Shows, shows e mais shows

A gente percebe que está ficando velho à medida em que a nossa capacidade de renovação se esgota, e passamos mais tempo lamentando o fato de… ah… como era boa aquela época… Wolfgangs-Vault-Ticket Isso e também o fato de passarmos mais tempo ouvindo programas de flashback que em pesquisando novas músicas, bandas e sons. Não que isso tenha ocorrido comigo, afinal eu ainda prefiro garimpar novidades musicais, descobrir novas tendências e quem sabe achar alguma pepita valiosa. Mas que isso já está se tornando uma quase-regra entre as pessoas da minha geração, está. Mas há sempre algo pior. Há, por exemplo, aqueles que lamentam e sentem nostalgia daquilo que nunca viveram. Por exemplo, pessoas que viveram os anos 80 e 90 mas  queriam ter vivido nos anos 60 e 70. E algo ainda pior. Aqueles que querem negar o caráter saudosista e lamentativo dessa nostalgia ao criar nomes e termos esdrúxulos como o eufemismo  “classic rock”. Classic Rock é o caramba. O negócio se chama “flashback” e isso é atestado de velhice! Ponto! Mas como eu também não sou imune a esse tipo de sentimento, que vez ou outra aparece, é sempre bom poder contar com alguma boa fonte à qual podemos recorrer. E uma dessas fontes é o site Wolfgang’s Vault. O WV é uma loja online que vende memorabilia e merchandising roqueiro. Camisetas, posteres, fotos, relíquias como ingressos antigos, etc. Mas o que faz desse site imperdível é o Concert Vault.

concert-vault

O Concert Vault é um mega-arquivo com concertos de bandas antigas de rock para ouvir via streaming, algumas para se assistir em video e mesmo para baixar (alguns deles gratuitamente, outros através de pagamento). Mas o streaming, sem download é gratuito. E as opções chegam às milhares, com novas adições semanais. De AC/DC a Jeff Beck, de BB King a Chicago, de Deep Purple a Jethro Tull. Basta efetuar o cadastro gratuitamente e começar a ouvir. Claro que diversos artistas já tentaram tirar o site do ar. Porém como ele em geral não permite downloads gratuitos, apenas streaming, e no caso do download pago o artista certamente é remunerado, o site continua no ar.

Wolfgangs-Vault-Where-Live-Music-Lives

Excelente opção para quem trabalha no PC e precisa de uma música ambiente de boa qualidade.

P.S. Baixe os 1001 discos para se ouvir antes de morrer.

Anúncios

4 Respostas para “Shows, shows e mais shows

  1. Já favoritei. Brigado.

  2. Esse negócio de “classic rock” parece uma solução encontrada pelos marketeiros para colocar um rótulo no escaninho destinado à turma que, mesmo não renegando as bandas mais novas, tem um especial apreço pelos 60, 70 e até 80, ou seja, quase todo mundo.

    Não nos esqueçamos que o programa da MTV dedicado a esse som chama-se “Clássicos”, embora se possa flagrar na programação bandas como Nirvana ou Guns e aí o conceito de clássico já fica meio embolado.

    Mas não há nenhum em ficar embolado – não pode é ficar embolorado.

    Essa esquizofrenia sócio-cultural-política de viver nos 80 e 90 e desejar ter vivido nos 60 e 70 é um caso a ser estudado e pode gerar até bons poemas e letras ou alguma coisa sobre a nostalgia de um tempo não vivido (mas muito vívido).

    No plano específico da música, conheço pessoas que, sendo muito crianças nos 60 e ainda um pouco crianças nos 70, gostam mesmo é daquele som que veio depois do Cream ou do Revolver, passa pelos anos setenta, aceita entrar nos oitenta e ainda aparece mais recentemente. No rock, a história se repete como farsa, como tragédia ou como isso tudo dialetizado num determinado momento.

    Agora, quanto a garimpar possíveis novas pepitas, concordo plenamente e reservo boa parte do meu tempo a isso. Às vezes, encontro, e se não encontrar sempre vale o prazer da busca.

  3. Pingback: Retrospectiva 2009 – Música « Por quem os sinos dobram-blog de Fabio M

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s