Thank God it’s Friday – Falke Estrada Real

estradareal

O Instituto Estrada Real, organização sem fins lucrativos que visa desenvolver o turismo nos locais onde passava a antiga Estrada Real que ligava as Minas Geraes à capital da colônia, Rio de Janeiro, licencia alguns produtos que tem ligação com a cultura mineira e  a Falke Bier, cervejaria de Belo Horizonte, foi convidada a desenvolver um produto segundo tais valores. O proprietário da cervejaria, Marco Falcone, se perguntou:  “se algum estilo de cerveja circulasse por aquelas estradas, qual seria? Resposta: a IPA”.

O estilo India Pale Ale foi desenvolvido para suportar viagens longas, pois era exportado para as colônias britânicas nas Índias, contemporâneas à exploração das minas no sertão brasileiro, e para tal continham um maior teor alcoólico e maior adição de lúpulo, um conservante natural.

Isso confere ao estilo um amargor mais acentuado que uma cerveja “normal” e um aroma lupulado bastante intenso. A Falke Estrada Real não foge da característica do estilo. Aliás, mais que isso, ombreia-se com a Colorado Índica, praticamente uma referência no estilo fabricada no Brasil. A Falke tem um aroma bastante agradável, amargor intenso e sabor bastante lupulado. Sua aparência é bela, acobreada, com bastante formação de espuma. E há um calorzinho de álcool mais presente na Falke que na Colorado, pelo fato da Colorado ter 7º e a Falke ter 7,5º de álcool.

Há outras boas opções de IPAs no mercado brasileiro, como o chopp Drake’s, produzido pela Nacional FT e a Devassa Índia, ambas encontradas apenas em chopp, sem serem engarrafadas.

A primeira IPA disponível no Brasil foi a Greene King IPA, que embora sendo uma boa cerveja, é menos amarga, menos alcoólica e menos aromática que  as brasileiras. Foi uma boa introdução, uma espécie de “vinho alemão de garrafa azul”, que mesmo sendo um produto inferior ajudou a popularizar o vinho no Brasil. Mas se for pra escolher, fique com as brasileiras que já estão à frente de sua colega britânica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s