Autoparódia

Me lembro até hoje do dia em que meu pai nos levou para assistir “Indiana Jones e Última Cruzada” no cinema. Ano de 1989, fomos ao antigo Cine Comodoro, na Avenida São João. Era um cinema imenso, majestoso, com projeção em 35 mm (o padrão é 16 mm), tela gigantesca e mais de mil assentos.

indiana-jones-e-ultima-cruzada-poster01

Eu, então com quinze anos, havia assistido aos dois primeiros filmes da série em videocassete Sony padrão Betamax, “Os Caçadores da Arca Perdida” e “Indiana Jones e o Templo da Perdição“.

Critica-Especial-Os-Cacadores-da-Arca-Perdida-E-O-Vento-Levou-Star-Wars-O-Rei-Leao

indianajones

Foi com essas lembranças que recebi o lançamento do novo Indiana em 2008 e, como sempre, com dor no coração deixei de assistí-lo em película, numa (já não tão grande e majestosa como o finado Comodoro) sala de cinema. Mas como a vida sempre nos oferece oportunidades para compensarmos a falta de “timing”, assisti na última semana o filme.

indianajones4

E a sensação foi de frustração. Não pelo fato do Harrison Ford ser um velho e, portanto, completamente iverossímeis as cenas de aventura. Nem pelo fato da trama ser extremamente fraca.

Mas porque o negócio se tornou uma paródia de si mesmo. O roteiro é ruim. As interpretações são ruins. As reviravoltas são previsíveis. A (costumeiramente maravilhosa) Cate Blanchett está constrangedoramente ruim. Os clichês, até justificáveis nesse gênero, desfilam embaraçosamente na frente do espectador.

A série ganharia mais se tivesse terminado no terceiro episódio.

Anúncios

11 Respostas para “Autoparódia

  1. Pensei a mesmíssima coisa quando vi o 4º filme. Ainda outro dia comentava com a Cyntia que perderam uma ótima chance de reiniciar a franquia do zero, com um novo ator no papel de ‘Indie’.
    Abraços.

  2. Fabio Martelozzo Mendes

    Pois é Michel. Uma bela decepção pra quem, como nós, cresce com Indie como herói.

  3. hehehe
    Indie não é do meu tempo! hehehehe
    Tô de saca!
    Mas o fato é que eu nunca fui muito “chegado” nesse personagem não. Sempre achei uma semelhança incrível e simpatizava mais com o Crocodillo Dundee (pode não ter nada a ver.. mas pra mim, era o mesmo personagem.. e sempre gostei mais do dundee).
    Dessa mesma época, lembro que amava de paixão o filme Massacre no Bairro Japonês… muito por causa da música final do Roxette (fui saber também posteriormente que era Roxete, e não aquela atriz gostosíssima e lindíssima que cantava… foi um pouco decepcionante)…

    Não assisti ainda o IJ4 e não sei se vou assistir. Ainda mais depois de uma crítica tão encorajante como essa (endossada pelo Michel! ).. já não sou muito fã.

    Beleza de Blog Martelozzo! (nem sempre comento, mas tô sempre por aqui dando uma olhada… tirando a parte do poema qeu sempre passo batido! rsrsrs )

  4. Ah.. e falando em velho.. não sei quanto a vocês, nem se são apreciadores.. mas Rocky LXXVII, mesmo com o Stalonne com 96 anos, ainda assim foi muito bom! Na verdade eu sou fanzão do Stallone (já assisti a quase todos os filmes.. menos aquele do início da carreira, e nem faço questão nenhuma, e espero morrer sem ver)..
    Rocky balboa realmente é uma lenda! (esse eu tenho todso os filmes. E originais! )
    Pô… por que falei isso? bom.. você talvez pudesse escrever sobre Rocky (a saga)… ou sobre Star Wars.. ou sobre don Victor Corleone e seus afilhados… é cara, clássicos são sempre bons de serem lembrados!!
    E seria interessante uma abordagem dessas na sua visão.. seu ponto de vista!
    Que tal?
    Pois é! Sabia!!
    Semana que vem então? fechado! Semana que vem!

    (hehehehe)

  5. Fabio Martelozzo Mendes

    Hehêêêê Igor.

    Cara, vou ficar te devendo essa do Stalone. Não assisti Rocky 2, 3, 4, 5, 6… só o primeirinho mesmo e isso a décadas atrás (isso não é força de expressão… I mean it!).

    E (shame on me) também não assisti a saga dos Corleone. Ridículo admitir isso, não? Um dos melhores filmes da história – melhor dizendo, uma das melhores sagas da história do cinema, e eu passei batido.

    Sobre Star Wars, nhéééé, aí pode até rolar. Esse eu vi.

    Passa batido não pelo poema. Mó legal…

  6. Então tá!
    Quanto ao Stallone vou forçar a barra não, pois tem muita gente que detesta mesmo (ainda mais Rocky)… mas Os Corleone.. meu! .. tem a trilogia.. mas pode parar no segundo! Mas não morra sem assistir the Godfather 1 e 2… não faça isso que você nunca vai se perdoar!
    No dia qeu assistir você vai pensar: “por que eu não assisti antes?”
    (eu também assisti depois de velho! rsrsrs)
    Mas tem que tá sem pressa… pois são longos pra caramba! são ultra-hiper-mega-longa-kilometragem… o segundo filme inclusive são dois dvds…
    Já o terceiro é o mais fraco de todos… foi filmado, acredito eu, só pra faturar um din-din.

    Até mais Fábio!

  7. Fabio Martelozzo Mendes

    Igor. Você me decepciona.

    Descobri que além de fã do Stalone tu era fã da….ANA CAROLINA! E (pior!) do OSWALDO MONTENEGRO!

    Estou chocado… Depois dessa só me resta passar o fim de semana internado assistindo “The Godfather” pra poder postar aqui no brógui.

  8. Confesso que tbém não vi “The Godfather”, mas depois de tudo que o Igor escreveu, vou dar um jeito de ver logo, logo…

  9. Quando, num papo tipo mesa de cerveja, surge aquele lance de “qual o melhor filme que você já assistiu”, emendo de bate-pronto: O Poderoso Chefão. Nunca me preocupei em fazer uma reavaliação dessa opinião. Filmaçíssimo.

    Sobre Stallone, tem uma história de que ele teria feito parte da guarda pessoal do imperador Hailé Selassié. Seria verdade? Pelo menos eu nunca encontrei nada sobre ele nas letras de Bob Marley.

  10. Fabio Martelozzo Mendes

    De astro pornô a guarda-costas de Hailé Selassié… esse Stallone é fera…

  11. Pingback: Retrospectiva 2009 – Filmes « Por quem os sinos dobram-blog de Fabio M

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s