Drops – calendário do futebol brasileiro

Coincidentemente (ou não) saíram hoje dois posts em blogs de futebol falando sobre nosso calendário. Claro, houve também a entrevista desastrada do caudilho do futebol brasileiro, o sanguessuga-mor, Ricardo Teixeira.

Ei-los:

“Do sítio ‘Universidade do Futebol’

Construindo um calendário racional para o futebol brasileiro
Três premissas, atuando em sinergia, podem conferir à temporada brasileira bons frutos à competição e à saúde dos clubes
Por Luis Filipe Chateaubriand*

Não chega a ser novidade que o calendário do futebol brasileiro é dotado de imperfeições diversas, sendo um inibidor das possibilidades que os clubes de futebol possam ter para maximizar a satisfação de seus clientes, os torcedores, e obter resultados financeiros em decorrência disso.

É, portanto, imperativo que sejam feitas mudanças estruturais no calendário de nosso futebol. Este documento visa propor algo nesse sentido.

Para que o calendário do futebol brasileiro possa ser mais eficaz do que acontece atualmente, há que se ir além de apenas adotar a fórmula de turno e returno e pontos corridos para o Campeonato Brasileiro – medida acertada, porém insuficiente, para se ter um bom calendário.

Com efeito, três premissas são importantes para que se tenha um bom calendário no futebol brasileiro, a saber: continua aqui.”

E

“Eppur si muove

“Mas ela se move”…

Atribui-se essa frase a Galileu Galilei, que a teria pronunciado logo depois de rejeitar sua tese de que a Terra girava em torno do Sol, num tribunal da Santa Inquisição.


Tal como a Terra, a ideia de mudar o calendário brasileiro também se move, vem se movendo há anos, apesar do descrédito, descaso e oposição de muitos. Dizia-se até não muito tempo atrás, que no Brasil duas pessoas eram realmente importantes: o presidente da república e o ministro da fazenda (a bem da verdade, sabíamos todos que, se fosse para resolver alguma coisa de fato, o certo mesmo era o ministro). Hoje, apesar das mudanças muitas que o Brasil viveu, o presidente ainda é o presidente e o que ele fala costuma repercutir, para o bem ou para o mal. No caso presente, para o bem.


Ontem, Ricardo Teixeira não só admitiu como de certa forma até mesmo defendeu a mudança do calendário do nosso futebol, numa bela, digamos, reviravolta. Ao invés de repetir o que ele falou, como estamos na internet, clique aqui e leia a matéria no portal GloboEsporte. Continua aqui (a matéria sobre calendário).”

P.S. O blog Além das Quatro Linhas do nosso amigo Michel Costa publicou um artigo sobre o assunto e uma proposta de calendário (aqui). A revista FourFourTwo (edição brasileira) também fez uma reportagem sobre o calendário e também fez sua proposta (aqui). A revista Trivela também publicou matéria semelhante. Em fevereiro do ano passado. Caso eu tenha acesso à matéria, coloco um link aqui.

P.P.S. Nosso grande amigo Ubiratan Leal (também conhecido como Ubirabanks por sua habilidade sob as traves) disponibilizou a reportagem da revista Trivela (aqui). E também colocou um post no blog da Trivela para repercutir o assunto.

Anúncios

8 Respostas para “Drops – calendário do futebol brasileiro

  1. Fabio M,
    Dias antes dessa onda de discussão sobre o calendário, a FourFourTwo brasileira publicou o que seria o calendário ideal. Como a matéria sugere algumas situações de difícil realização, resolvi postar no meu blog uma proposta de calendário mais viável. Vale conferir.
    Sem dúvida, um tema interessantíssimo onde a maioria parece favorável a mudança. Por outro lado, o Maurício Noriega declarou em seu blog (http://blogdonori.blogspot.com/) que é contra essa medida, usando argumentos razoáveis, mas equivocados em minha opinião.
    Abraços.

  2. Fabio Martelozzo Mendes

    Michel, dá o link pro seu blog que eu posto aqui.

    Tem jeito de mandar um scan da matéria da FourFourTwo por e-mail?????

    Eu sei que na Trivela houve a algum tempo (fevereiro do ano passado, se não me engano) uma matéria semelhante, com mais de uma proposta de calendário.

  3. Fabio,
    O link para o citado post no meu blog: http://tinyurl.com/njygzw
    Quanto ao calendário sugerido pela FFT, ele já está disponível no site da publicação: http://tinyurl.com/nh6dzx
    Abraço.

  4. Ah, sim. Eu tenho a edição da Trivela que trata do assunto. Salvo engano leva a ass. do Bira e faz mais sentido que o da FFT.
    Valeu!

  5. Fabio Martelozzo Mendes

    Valeu Michel. Vou disponibilizar os links da 4-4-2 e vou ver se adquiro a da Trivela.

  6. Pingback: Ainda o calendário do futebol « Por quem os sinos dobram-blog de Fabio M

  7. Adorei esse site vou indicar para meus amigos, Para quem gosta de discussões sobre futebol pode acessar o http://www.futebolforum.tk

    • Fabio Martelozzo Mendes

      Olá Samuel. Obrigado pela visita, elogios e pelas indicações. Visitarei o forum que você recomendou. Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s