Ressuscitou, Aleluia!

A espiritualidade ocidental é marcadamente racional, contrastada com a espiritualidade contemplativa e meditativa das religiões orientais (budismo, hinduísmo, entre outras). A espiritualidade protestante, então, mais ainda.

Eu então sempre fui considerado racional demais, pouco sensível, pouco desenvolvido emocionalmente. O detalhe é que ser mais racional e menos emocional está longe de ser uma qualidade, pois não significa que pessoas como eu saibam controlar suas emoções, mas simplesmente não amadureceram suas emoções de forma integral.

cdressddd

Eis então o paradoxo. Como alguém racional e pouco meditativo pode se interessar por uma espiritualidade baseada na contemplação, na meditação e na oração, em detrimento do ativismo, do racionalismo e da capacidade cognitiva? Aí é que está. A questão não é meramente de preferência. Mas de necessidade.

E esse cd, Ressuscitou Aleluia, gravado pelos Monges do Mosteiro da Ressureição em Ponta Grossa, Paraná, é uma ferramenta que eu tenho utilizado na tentativa de desenvolver uma espiritualidade integral, meditativa e contemplativa, que não contraste com a espiritualidade ética e prática que caracteriza minha formação protestante.

O tema do CD é a liturgia da semana da páscoa, começando com a Vigília Pascal e culminando com a Missa de Páscoa. Todas as letras são baseadas em textos bíblicos, sem nenhuma adição que poderia soar estranha à suscetibilidade evangélica. Com o detalhe de ser cantado em português (em geral cantos gregorianos são em latim).

[blip.tv ?posts_id=2347416&dest=-1]

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre os caminhos que tenho trilhado, convido a uma visita rápida aos links ao lado, sob a categora “espiritualidade”. Não é proselitismo, mas apenas minha forma de compartilhar aquilo que tem me auxiliado a domar as feras interiores 🙂

Uma resposta para “Ressuscitou, Aleluia!

  1. Pingback: Substância católica e princípio protestante « Por quem os sinos dobram-blog de Fabio M

Deixe um comentário

